Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEllery, Fabiana Marin Thives-
dc.creator.IDCPF:00481851917por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1516667154779300por
dc.contributor.advisor1Gesser, Verônica-
dc.contributor.advisor1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Pereira, Marcelo de Andrade-
dc.contributor.referee1IDCPF:95209018091por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee2Neitzel, Adair de Aguiar-
dc.contributor.referee2IDCPF:43844820949por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761161P3&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:35Z-
dc.date.available2012-03-07-
dc.date.issued2011-12-13-
dc.identifier.citationELLERY, Fabiana Marin Thives. IMAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PROFISSIONALIDADE DOCENTE E COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1862-
dc.description.resumoA presente dissertação trata de uma pesquisa de Mestrado em Educação, pertencente a linha de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação e integra o grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação do PPGE - UNIVALI. O tema escolhido foi abordar sobre a forma que os elementos visuais e características comportamentais dos docentes, ou seja, podem ser agregados a imagem profissional dos docentes sob a ótica de alunos universitários, e o quanto esta dimensão constitui-se como uma das dimensões da profissionalidade docente. Com alguns indicativos apontados pelos alunos, permitiu uma análise dos elementos visuais que poderão fazer parte da construção do planejamento de marketing profissional dos docentes universitários adequando as suas áreas de atuação da sua profissão à uma imagem mais segura consentindo uma relação de mais confiabilidade na comunicação com os discentes. Para fundamentação teórica deste estudo se fez necessário a compreensão de conhecimentos da comunicação não-verbal, da linguagem visual e da complexidade de ser docente na atualidade no qual não basta apenas ter o conhecimento técnico, ético e procedimento para ser um docente profissional. A abordagem metodológica é qualitativa. Foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa e aplicado aos alunos dos cursos de Graduação da UNIVALI nos campi de Itajaí e de Balneário Camboriú. A pesquisa foi respondida por 950 acadêmicos de 18 cursos (Administração; Arquitetura; Cosmetologia e Estética; Design de Jogos; Design Gráfico; Design Industrial; Design de Interiores; Design Moda; Direito; Enfermagem; Fonoaudiologia; Fotografia; Gastronomia; Nutrição; Psicologia; Turismo e Hotelaria; Relações Internacionais; Fisioterapia). Os alunos participantes da pesquisa consideraram fundamental o cuidado da imagem profissional dos docentes, pois entenderam que esta nota-se de um componente da profissionalidade docente e, sendo assim, interfere no processo de empatia e motivação para as aulas, sendo o vestuário e a postura profissional os elementos mais importantes no olhar dos alunospor
dc.description.abstractThis dissertation was written for the Master s degree in Education, within the line of research "Public Policies for Curriculum and Assessment", which in turn, is part of the research group Public Policies for Curriculum and Assessment PPGE of UNIVALI. The theme of the study is the visual and behavioral characteristics of teachers, how these can add to the professional image of teacher, in the perspective of university students, and whether this constitutes one of the dimensions of the teaching profession. Some indicators highlighted by the students enabled an analysis of the visual elements that could be included in the professional marketing planning of university teachers, adapting the areas of practice of their profession to a more appropriate image, thereby promoting a relationship of greater trust in their communication with the students. The theoretical basis for this study required an understanding of knowledge of nonverbal communication, visual language, and the complexity of being a teacher in today s environment, in which the professional activity of teaching requires more than technical, ethical and procedural knowledge. A qualitative methodological approach was used, applying a questionnaire to graduate students from the campus of Itajaí UNIVALI and Camboriú. The survey was answered by 950 students from eighteen courses (Business Administration, Architecture, Cosmetology and Esthetics, Game Design, Graphic Design, Industrial Design, Interior Design, Fashion Design, Law, Nursing, Speech and Hearing Therapy, Photography, Food, Nutrition, Psychology; Tourism and Hospitality, International Relations, and Physiotherapy). The students who took part in the survey saw caring for the professional image of teachers as very important, as they saw this aspect as a component of the teacher s professionalism, and as such, an aspect that influences the process of empathy and motivation for the classes. The most important elements, in the student s opinions, were teachers style of dress and professional attitudeeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3926/Fabiana%20Marin%20Thives%20Ellery.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagem Profissionalpor
dc.subjectProfessores Universitáriospor
dc.subjectProfissionalidade Docentepor
dc.subjectComunicação Pedagógicapor
dc.subjectProfessional imageeng
dc.subjectUniversity Teacherseng
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectEducational Communicationeng
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIMAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PROFISSIONALIDADE DOCENTE E COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Marin Thives Ellery.pdf785,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.