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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O livro didático e a formação do leitor literário
metadata.dc.creator: Henrique, Fabiana
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem, bem com os estudos promovidos pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora do Mestrado em Educação da UNIVALI. O estudo teve como objetivo identificar de que forma os textos literários são apresentados no livro didático de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, cuja investigação busca analisar qual o tratamento dado ao texto literário pelo livro didático. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos estabeleceu-se: a) análise do Guia de Livros Didáticos 2010, no que tange às atividades de leitura; b) construção de um roteiro de análise dos livros didáticos; c) construção de uma tabela de tipologias textuais, segundo estudos de Kaufman e Rodriguez (1995). A amostra deste estudo foi composta por dez livros didáticos para a classe de alfabetização aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2010, e a coleta de dados foi feita por meio da análise de conteúdo destes livros didáticos. Para fundamentar as discussões acerca do texto literário no livro didático, visando à formação do leitor literário, utilizam-se pressupostos teóricos de Lajolo (1982), Zilbermann e Lajolo (1984) e Perrotti (1986). Autores como Barthes (1987), Soares (2001) e Eco (2003/2004) auxiliam a pensar sobre a função do texto literário. A partir desse estudo a pesquisa evidencia que mesmo após inúmeros estudos dos pesquisadores citados, dentre outros, à literatura ainda é atribuída uma função pedagógica. Dessa forma, o papel do livro didático no processo de formação do leitor literário precisa ser repensado, quando aquele promove o texto literário, deve manter uma relação de respeito às funções que cabem a esta tipologia textual tendo em vista que literatura é arte. Portanto, o foco do livro didático deve ser a favor da leitura fruitiva do texto literário que deve ser apreciado como qualquer outra obra de arte. Esta pesquisa apresenta os seguintes resultados: a) há uma frequência predominante dos textos literários nos livros didáticos, assegurando, com isso, o primeiro passo para a formação do leitor literário; b) a presença do texto literário no livro didático dá-se pela utilização deste que, frequentemente, assume uma função utilitarista; c) dos livros didáticos analisados 30% apresentam uma concepção de texto literário como arte e compreendem que a literatura fruitiva possibilita uma escolarização adequada da leitura. A pertinência deste estudo está em apontar a importância dos livros didáticos para a formação de leitores literários, se houver a compreensão de que o texto literário possui características e funções diferentes dos demais textos
Abstract: This dissertation is part of the line of research Culture, Technology and Learning Processes, and the studies of the Research Group Culture, School, and Creative Education of the Master s Degree in Education of UNIVALI. The study aims to identify how literary texts are presented in the literacy textbooks. It is a documentary study, with a qualitative approach, that seeks to analyze the treatment given to the literary text in the literacy textbook. Regarding the methodological procedures, the following were established: a) analysis of the Textbook Guide 2010, when it comes to reading activities; b) construction of a script for analysis of textbooks; c) construction of a text typology table, according to the studies of Kaufman and Rodriguez (1995). The sample of this study consisted of ten textbooks for the literacy classes approved by the National Textbook Program of 2010 (Programa Nacional do Livro Didático de 2010), and data were collected through the content analysis of these textbooks. To support the discussions about the literary text in the textbook, with the objective of developing literary readers, contributions of Lajolo (1982), Zilbermann and Lajolo (1984) and Perrotti (1986) are used as reference. Authors such as Barthes (1987), Soares (2001) and Eco (2003/2004) help us to think about the role of the literary text. This research shows that even after the numerous studies of the researchers cited, among others, literature is still attributed a pedagogical role. Thus, the role of textbooks in the process of developing literary readers needs to be rethought. When the textbook deals with the literary text, it must maintain a relationship of respect for the functions that belong to this type of text, assuming that literature is art. Therefore, the focus of the textbook must be in favor of the literary text to be appreciated like any other work of art. This research presents the following results: a) there is a prevalence of literary texts in the literacy textbooks, thereby assuring the first step in developing literary readers; b) the literary text in the textbook is frequently presented with a utilitarian function; and c) 30% of the textbooks analyzed present a concept of literary texts as art, and comprehend that fruitful literature enables the adequate scholarization of the reading. The relevance of this study is that it points out the importance of textbooks for the development of literary readers, provided there is an understanding that the literary text has different characteristics and functions from other texts
Keywords: Livro didático
Leitura fruitiva
Formação de leitores
Textbook
Fruitful reading
Readers development
Livros didáticos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: HENRIQUE, Fabiana. O livro didático e a formação do leitor literário. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1864
Issue Date: 12-Dec-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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