Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1865
metadata.dc.type: Dissertação
Title: EDUCAÇAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR
metadata.dc.creator: Nührich, Soraia Liége
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objeto de investigação a proposta curricular para pessoas jovens e adultas da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Teve por objetivo compreender como o curso de Educação de Pessoas Jovens e Adultas - EJA da UNIVALI vem contribuindo para a superação da exclusão e para a construção de conhecimentos significativos à vida pessoal e/ou profissional dos alunos e das alunas que freqüentam ou já concluíram o curso, sob a ótica dos docentes e das docentes, dos alunos e das alunas e dos egressos e das egressas do curso. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma avaliação de currículo, que tomou como modelo metodológico o paradigma da Avaliação Emancipatória desenvolvido por Saul (2001), constituindo-se de três momentos distintos: a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação coletiva. Foi desenvolvida a partir da percepção dos alunos, alunas, egressos, egressas, professores e professoras dos diversos cursos de EJA da UNIVALI, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários e entrevistas. A partir da interpretação e análise dos dados verificou-se que a proposta curricular de EJA da UNIVALI vem alcançando seu objetivo que é sua contribuição na superação da exclusão e na construção de conhecimentos significativos, por meio de uma prática curricular inovadora, a qual ficou evidenciada pelos professores, professoras, alunos e alunas por meio das categorias, superação da exclusão, construção de conhecimentos significativos (esta nas dimensões pessoal e profissional), bem como o conhecimento do objetivo para o qual a proposta se propõe. Além disso, os professores, professoras, alunos e alunas indicaram que a proposta apresenta coerência com a necessidade das pessoas jovens e adultas que estão iniciando ou retornando os seus estudos após terem se evadido precocemente da escola ou que nunca tiveram acesso a ela. Por fim, na etapa da construção coletiva os professores e as professoras sinalizaram a necessidade de maior ênfase e continuidade no processo de formação continuada de modo a garantir a qualidade na implementação da proposta. Já os alunos e as alunas, em sua maioria, mostraram-se satisfeitos, sem proposta de alternativas de mudança, e um pequeno grupo ainda está muito preso aos conteúdos e sugeriram que fossem mais aprofundados.
Keywords: educação de jovens e adultos
avaliação de currículo
estudos culturais
education of young and adult
cultural studies
curriculum avaliation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: NÜHRICH, Soraia Liége. EDUCAÇAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR. 2005. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1865
Issue Date: 25-Feb-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Soraia Liege Nuhrich.pdf774,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.