Please use this identifier to cite or link to this item:
https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1865
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | EDUCAÇAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR |
metadata.dc.creator: | Nührich, Soraia Liége |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gesser, Verônica |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objeto de investigação a proposta curricular para pessoas jovens e adultas da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Teve por objetivo compreender como o curso de Educação de Pessoas Jovens e Adultas - EJA da UNIVALI vem contribuindo para a superação da exclusão e para a construção de conhecimentos significativos à vida pessoal e/ou profissional dos alunos e das alunas que freqüentam ou já concluíram o curso, sob a ótica dos docentes e das docentes, dos alunos e das alunas e dos egressos e das egressas do curso. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma avaliação de currículo, que tomou como modelo metodológico o paradigma da Avaliação Emancipatória desenvolvido por Saul (2001), constituindo-se de três momentos distintos: a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação coletiva. Foi desenvolvida a partir da percepção dos alunos, alunas, egressos, egressas, professores e professoras dos diversos cursos de EJA da UNIVALI, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários e entrevistas. A partir da interpretação e análise dos dados verificou-se que a proposta curricular de EJA da UNIVALI vem alcançando seu objetivo que é sua contribuição na superação da exclusão e na construção de conhecimentos significativos, por meio de uma prática curricular inovadora, a qual ficou evidenciada pelos professores, professoras, alunos e alunas por meio das categorias, superação da exclusão, construção de conhecimentos significativos (esta nas dimensões pessoal e profissional), bem como o conhecimento do objetivo para o qual a proposta se propõe. Além disso, os professores, professoras, alunos e alunas indicaram que a proposta apresenta coerência com a necessidade das pessoas jovens e adultas que estão iniciando ou retornando os seus estudos após terem se evadido precocemente da escola ou que nunca tiveram acesso a ela. Por fim, na etapa da construção coletiva os professores e as professoras sinalizaram a necessidade de maior ênfase e continuidade no processo de formação continuada de modo a garantir a qualidade na implementação da proposta. Já os alunos e as alunas, em sua maioria, mostraram-se satisfeitos, sem proposta de alternativas de mudança, e um pequeno grupo ainda está muito preso aos conteúdos e sugeriram que fossem mais aprofundados. |
Keywords: | educação de jovens e adultos avaliação de currículo estudos culturais education of young and adult cultural studies curriculum avaliation |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade do Vale do Itajaí |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIVALI |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Educação |
Citation: | NÜHRICH, Soraia Liége. EDUCAÇAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR. 2005. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1865 |
Issue Date: | 25-Feb-2005 |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soraia Liege Nuhrich.pdf | 774,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.