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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Políticas de currículo: ressignificações no contexto da prática
metadata.dc.creator: Vargas, Roberto Lucio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Como professor inquieta-me a concepção de currículo subjacente à políticas curriculares e sua interpretação na escola, notadamente aquela que privilegia apenas o conhecimento objetivo, fragmentado, distante da realidade do aluno. Como resposta a esse desafio, a presente investigação vinculada à linha de pesquisa Políticas para Educação Básica e Superior e ao grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação, teve como propósito analisar as políticas curriculares dos anos finais do ensino fundamental, na rede municipal de Itajaí e sua ressignificação no contexto da prática. A pesquisa de caráter qualitativo - documental e de campo - utiliza como fonte de dados os professores, supervisor e gestor escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Itajaí. O referencial teórico fundamentou-se na abordagem do Ciclo de Políticas, proposto por Ball e Bowe; e nos autores que aprofundam as discussões sobre currículo, entre eles: Goodson, Tyler, Lopes e Silva. Atuando como professor do ensino fundamental desde a década de 1990, acompanhei as mudanças significativas que o currículo vem sofrendo ao longo da história da educação, e por essa razão, na presente pesquisa busquei compreender o processo de implantação das políticas de currículo e a sua recriação no interior da escola. De modo mais específico detive-me a: identificar as tendências curriculares dos documentos orientadores da política no nível do município e da escola, e examinar os processos de interpretação e ressignificação dos professores, supervisor e gestor dos anos finais do ensino fundamental, em relação às políticas curriculares. Os resultados do estudo indicaram que nos documentos curriculares municipais há indicativos da adoção de pressupostos histórico cultural, apesar de haver alguns conceitos vinculados à epistemologia construtivista. O professor desconhece a abordagem adotada nos documentos oficiais e/ou repete fragmentos desse discurso, de maneira superficial, dado esse que pode estar vinculado a falta de discussão e formação continuada sobre o currículo. Do mesmo modo, no que se refere a seleção e a organização do conteúdo observou-se que o ponto de partida de alguns professores são os conhecimentos prévios do aluno, ou ainda, os conceitos delimitados no livro didático. Seus propósitos direcionam-se ao fomento do senso crítico nos alunos e seus anseios às mudanças na política curricular municipal
Abstract: As a teacher, I am concerned with the curricular design underlying the curricular policies, and their interpretation in the school, particularly the school which favors only objective, fragmented knowledge that is far removed from the pupils everyday experience. As a response to this challenge, this investigation, which linked to the line of research Policies for Basic and Higher Education, and the research group Public Policies of Curriculum and Assessment, sought to analyze the curricular policies of the final years of basic education in the municipal education network of Itajaí, and their resignification in the context of practice. The sources of data for this research, which is qualitative in nature and involved document research and field study, consisted of teachers, supervisor and school manager in the Final Years of Basic Education of a school in the municipal education network of Itajaí. The theoretical background was based on the Policy Cycle approach proposed by Ball and Bowe; and on authors that focus on discussions about the curriculum, including: Goodson, Tyler, Lopes and Silva. Acting as a basic education teacher since 1990, I have witnessed significant changes to the curriculum over the history of education. For this reason, this research attempts to understand the process of implementation of curricular policies and their recreation in the school. More specifically, I sought to identify the curricular trends of the documents that guide the policies at municipal and school levels, and to examine the processes of interpretation and resignification of the teachers, supervisor and manager of the final years of basic education, in relation to the curricular policies. The results of the study indicate that the municipal curricular documents show signs of the adoption of cultural historical premises, despite having some concepts linked to constructivist epistemology. The teacher does not know the approach adopted in the official documents and/or repeats fragments of this discourse, in a superficial way, a fact that may be linked to a lack of discussion and ongoing training in relation to the curriculum. Similarly, when it comes to the selection and organization of content, it was observed that the point of departure for some teachers is the prior knowledge of the pupils, or restricted concepts contained in the textbooks. Their proposals are focused on fostering a critical common sense among the pupils, and on their anxieties over the changes in the municipal curricular policy
Keywords: Currículo
Política Educacional
Ensino Fundamental
Curriculum
Educational Policy
Basic Education
Currículos - Planejamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: VARGAS, Roberto Lucio de. Políticas de currículo: ressignificações no contexto da prática. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1866
Issue Date: 11-Jul-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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