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dc.creatorHornick, Cleudane Aparecida de Andrade-
dc.creator.IDCPF:97534943949por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333151151252252por
dc.contributor.advisor1Raitz, Tania Regina-
dc.contributor.advisor1IDCPF:39872580987por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728849P2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.referee1IDCPF:59929979972por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:37Z-
dc.date.available2012-07-11-
dc.date.issued2012-03-26-
dc.identifier.citationHORNICK, Cleudane Aparecida de Andrade. Identificação e análise dos possíveis fatores que influenciaram os resultados elevados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) apresentado por duas escolas públicas. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1867-
dc.description.resumoDissertação de Mestrado integra a linha de pesquisa "Práticas Docentes e Formação Profissional", do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho do PPGE - Univali. Apresenta os resultados de uma investigação realizada em duas escolas públicas, uma do estado do Paraná e outra de Santa Catarina que demonstraram um dos melhores índices no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse índice é resultante da taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep (Prova Brasil). O objetivo central é identificar e examinar possíveis determinantes do elevado IDEB apresentado por duas escolas públicas. A questão norteadora se baseou na seguinte: Quais os fatores/dimensões que contribuem para uma educação de qualidade e para que essas duas escolas públicas atinjam esse índice? A pesquisa foi realizada nesses dois estados, Paraná e Santa Catarina, a fim de identificar algumas variáveis importantes entre os distintos estados e os aspectos mais relevantes que resultaram neste índice. O estudo utiliza dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009 da 8ª série do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica do estudo traz contribuições de Bernard Lahire (2008), Bernard Charlot (2000), Libâneo (2001-2004), Paro (2001-2007-2008), Arroyo (2000). A abordagem da pesquisa é qualitativa, realizada por meio de entrevistas com 32 sujeitos, desde alunos (as), professores (as), pais e gestores escolares. Nesse estudo evidenciamos elementos que vem comprometendo o "sucesso" nas escolas públicas brasileiras nas seguintes maneiras: status social da escola, família com poder aquisitivo acima da média nacional, "seleção de alunos", baixa rotatividade de alunos, professores e alunos na escola, atividades extras curriculares, infraestrutura adequada, apoio pedagógico, qualificação dos professores, pais "presentes" na escola e na vida escolar do filho, foram as dimensões que encontramos para que essas duas escolas atingissem o índice no IDEB. Diante disso, essa pesquisa tem a perspectiva de contribuir para que os profissionais de outras escolas reflitam e melhorem o sistema de ensino de educação básica e trazer informações fundamentais para as Políticas Públicas Educacionais, no sentido de elevar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ademais, levantamos alguns questionamentos sobre os indicadores dessa avaliação externa que procuram, através dessa média, avaliar os rendimentos das escolas públicas brasileiras. As dimensões abordadas no corpo do texto motivam a realização de mais pesquisas sobre esse tema e buscam aprofundar ainda mais essa investigaçãopor
dc.description.abstractThis Master s dissertation is part of the line of research Educational Practices and Vocational Training of the Education and Labor Research Group of PPGE Univali. It presents the results of an investigation conducted in two public schools, one in the State of Parana and the other in the State of Santa Catarina, both of which showed top scores in the IDEB - Basic Education Development Index. This index is the result of the level of efficiency of the school (pass marks) and the average performance in the standardized tests applied by the Inep (Prova Brasil - Brazil Test). The central goal is to identify and examine possible determinants of high IDEB scores presented by the two public schools. The guiding question was: What are the factors/dimensions that contribute to a quality education that enable these two public schools to reach this level? The research was conducted in the two distinct States, Parana and Santa Catarina, in order to identify some important variables between them and the most relevant aspects that resulted from these scores. The study uses data from the Basic Education Development Index (IDEB) for the year 2009, relating to the 8th grade of Elementary School. The theoretical basis of the study includes contributions of Bernard Lahire (2008), Bernard Charlot (2000), Libâneo (2001-2004), Paro (2001-2007-2008), Arroyo (2000). The research approach is qualitative, conducted through interviews with 32 subjects, including students, teachers, parents and school managers. Through this study, we highlight the following as factors that compromise the success of Brazilian public schools: social status of the school; families with purchasing power above the national average; selection of students ; low turnover of students; teachers and students at the school; extra-curricular activities; adequate infrastructure; pedagogical support; qualification of teachers; parents participation in the school and concern about the school life of their children; these were the dimensions that we identified that enabled the two schools investigated to achieve their high IDEB scores. This research therefore seeks to contribute to enabling professionals of other schools to reflect and improve the teaching system of basic education, and to provide essential information for Educational Public Policies, aiming to raise the quality of teaching in public schools. We also raised some questions about the indicators of this external evaluation, which aims to assess, through this average, the revenues of Brazilian public schools. The dimensions addressed in the text motivate further research on this issue and aim to widen this investigationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3981/Cleudane%20Aparecida%20de%20Andrade%20Hornick.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIDEBpor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectIDEBeng
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIdentificação e análise dos possíveis fatores que influenciaram os resultados elevados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) apresentado por duas escolas públicaspor
dc.typeDissertaçãopor
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