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metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE E OS VALORES DOS JOVENS NA SOCIEDADE DE CONSUMO
metadata.dc.creator: Dalcastagner, Anesio
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal deste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, junto ao Grupo de Pesquisa Educação Estudos Ambientais e Sociedade, foi compreender como, diante dos desafios da sociedade de consumo e frente às consequências socioambientais da crise ecológica, um grupo de jovens catequisandos percebe os valores relacionados com as dimensões da sustentabilidade. A fundamentação teórica foi centrada em aspectos da Teologia cristã, a partir da Bíblia, e em autores como Félix Guattari (1993), Leonardo Boff (1999, 2008, 2009), Edgar Gaudiano e Katra (2009), Barra (2000), Enrique Leff (2010), Annie Leonard (2011), e documentos como a Carta da Terra, dentre outros. Na questão dos valores destacam-se os políticos, estéticos, cívicos ou morais e os religiosos ou teológico-espirituais, além dos ambientais. O caminho metodológico utilizou a abordagem qualitativa do tipo participante. Foi realizada uma oficina pedagógica, em que se utilizou parte do material pedagógico multimídia Educação Ambiental. As dimensões da sustentabilidade (GUERRA e FIGUEIREDO, 2011). Os dados foram coletados utilizando questionários com questões abertas e fechadas, um teste sobre consumo e a produção de narrativas sobre a experiência vivenciada por um grupo de 18 jovens e uma catequista da Crisma da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro de Canasvieiras, na cidade de Florianópolis (SC). Para a análise dos dados foram utilizados: Análise de conteúdo (TRIVIÑOS, 1987) das respostas dos questionários e produções na Oficina e análise parcial das narrativas produzidas pelo grupo (MORAES e GALIAZZI, 2011). Verificou-se que os jovens identificam com clareza e questionam a realidade da crise ambiental, e não se encontram alienados das discussões sobre sustentabilidade, local e planetária. As produções dos grupos e discussões na Oficina Pedagógica não se resumiram à dimensão ecológica da sustentabilidade, mas também destacaram questões relacionadas à sustentabilidade social e territorial. Percebeu-se o desenvolvimento de atitudes, princípios e valores morais e espirituais da Teologia Cristã, bem como os valores ambientais direcionados às mudanças nos estilos de vida e de consumo responsável, com base no desenvolvimento de uma ética ambiental, o que nos leva a refletir sobre a importância de educar em valores ou para valores
Abstract: The main objective of this study, which was developed in the Post Graduate Program in Science Education at Univali, together with the Environmental Education Studies Research and Society Group was to comprehend how, in face of the challenges of the society of consumption and in face of the social-environmental consequences of the ecological crisis, a group of Bible study students perceive the values related to the dimensions of sustainability. The theoretical basis was focused on aspects of the Christian Theology, based on the Bible, and on authors such as Félix Guattari (1993), Leonardo Boff (1999, 2008, 2009), Edgar Gaudiano and Katra (2009), Barra (2000), Enrique Leff (2010), Annie Leonard (2011) and documents such as the Letter to Earth, among others. Within the issue of values the political, aesthetic, moral and religious or theological-spiritual ones stood out, besides the ecological ones. The methodological path used was the qualitative participative approach. A pedagogical workshop was conducted, where part of the multimedia pedagogical material Environmental Education. The dimensions of sustainability (GUERRA e FIGUEIREDO, 2011) was used. The data was collected using questionnaires with closed and open questions, a test about consumption and the production of narratives about the experiences of a Bible study teacher and 18 teenagers of the Our Lady of Guadalupe Parish of Canasvieiras, Florianópolis, SC. For the analysis of the data the following methods were used: Content analysis (TRIVIÑOS, 1987) of the answers of the questionnaires and productions of the workshop and partial analysis of the narratives produced by the group (MORAES e GALIAZZI, 2011). It was verified that the teenagers relate clearly and question the reality of the environmental crisis and are not alienated from the discussions about sustainability, both locally and in terms of the planet. The productions of the groups and discussions in the Pedagogical Workshop were not reduced to the ecological dimension of sustainability, but also issues related to the social and territorial sustainability. It was perceived that the development of attitudes, principles and moral and spiritual values of the Christian Theology, as well as environmental values directed to the changes in lifestyles and of responsible consumption, based on the development of an environmental ethics, which leads us to reflect about the importance of educating with or for the formation of values
Keywords: Sustentabilidade
Valores
Meio Ambiente
Environmental Education
Sustainability
Values, Environment
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DALCASTAGNER, Anesio. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE E OS VALORES DOS JOVENS NA SOCIEDADE DE CONSUMO. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1869
Issue Date: 13-Jun-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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