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metadata.dc.type: Dissertação
Title: MARCAS DA MEMÓRIA TRADUZIDAS NA IDENTIDADE DOCENTE: Relatos de vida de professoras alfabetizadoras
metadata.dc.creator: Linhares, Elisangela Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Penna, Rejane Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.contributor.referee3: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Este estudo busca investigar as trajetórias identitárias dos professores alfabetizadores das Séries Iniciais da cidade de Balneário Camboriú/SC, a partir de seus relatos de vida, numa perspectiva de construção sócio-cultural, focalizada nas diversas relações que estes vivenciaram nos espaços e tempos diferenciados do seu saber pedagógico. Procurou verificar como ocorrem as conexões que emergem de seus processos educativos e que caracterizam tanto cristalizações quanto às transformações na construção de suas identidades. O campo sobre a Formação dos Professores, Memória e Identidade integra a referência deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da memória como instrumento de construção e reconstrução da identidade docente, utilizando-se técnicas de histórias de vida e relatos orais, em que se colheu lembranças das professoras aposentadas que atuaram e já atuaram nas Séries Iniciais da Rede de Ensino em Balneário Camboriú. Autores como Ecléa Bosi, Michel Halbwasch, Stuart Hall, Alberto Melucci, Marie-Cristine Josso, Rejane Silva Penna, Antonio Torres Montenegro, Dino Preti, Cristina Rego, Maurice Tardif, Freda Indursky, Maria do Carmo Campos, e outros, constituíram importantes contribuições na análise desta investigação. Nesta confluência, os resultados da pesquisa tiveram a finalidade de contribuir para o resgate e registro da história da educação na cidade, além de ampliar os conhecimentos e conjunturas do passado, através do estudo aprofundado de experiências e versões particulares. Esta foi uma tentativa de compreender o contexto educacional, por meio do indivíduo que nele viveu, ao mesmo tempo, que se objetivou estabelecer relações entre o geral e o particular através da análise das diferentes experiências vividas. Os resultados apontam a constituição de identidades num movimento que é cambiante, circular e transitório, isto significa que simultaneamente estas trajetórias docentes se moldam, se modificam, são instáveis e permanentes na prática pedagógica, bem como nos modos de pensar e viver. Os resultados obtidos também sublinham a importância dos relatos de vida dos professores, em particular a de sua prática escolar, o processo de ensino-aprendizagem, o saber / ensinar, na medida em que exigem conhecimentos da vida, saberes personalizados e competências que dependem da identidade docente. Esta que tem suas origens na história de vida familiar e escolar dos professores alfabetizadores. No memorial das professoras entrevistadas foi possível observar que em seus percursos docentes o EU professor com o EU pessoal, estavam tão interligados, que as professoras não conseguiam se ver como apenas um EU, mas se viam como professora, mãe, esposa, enfim os papéis sociais eram entrecruzados. Nas narrativas encontram-se momentos que causaram um certo sofrimento para estas professoras. E um destes que foi significativo, também foi superado com o auxílio de um sentimento que acompanha a carreira docente o prazer de ensinar .
Abstract: This study it searchs to investigate the identitárias trajectories of the professors alfabetizadors of the Initial Series of the city of Camboriú/SC, Health-resort, from its stories of life, in a perspective of partner-cultural construction, focused in the diverse relations that these had lived deeply in the spaces and times differentiated of its to know pedagogical. It looked for to verify as the connections occur that emerge of its educative processes and that they characterize as many crystallizations how much to the transformations in the construction of its identities. The field on the Formation of the Professors, Memory and Identity integrates the reference of this study. One is about a qualitative research, that has left of the memory as instrument of construction and reconstruction of the teaching identity, using techniques of histories of life and verbal stories, where if harvested souvenirs of the teachers pensioners that had acted and already they had acted in the Initial Series of the Net of Education in Camboriú Health-resort. Authors as Ecléa Bosi, Michel Halbwasch, Stuart Hall, Alberto Melucci, Marie-Cristine Josso, Rejane Silva Penna, Antonio Montenegro Towers, Dino Preti, Cristina Rego, Maurice Tardif, Freda Indursky, Maria of the Carmo Fields, and others, had constituted important contributions in the analysis of this inquiry. In this confluence, the results of the research had had the purpose to contribute for the rescue and register of the history of the education in the city, besides extending the knowledge and conjunctures of the past, through the deepened study of experiences and particular versions. This was an attempt to understand the educational context, by means of the individual that in it lived, at the same time, that it was objectified to establish relations between the generality and the particular one through the analysis of the different lived experiences. The results point the constitution of identities in a movement that is cambiant, circular and transitory, this mean that simultaneously these teaching trajectories if mold, if modify, are unstable and permanent in practical the pedagogical one, as well as in the ways thinking and living. The results also gotten underline the importance of the stories of life of the professors, in particular of its the practical pertaining to school, the process of teach-learning, knowing/to teach, in the measure where they demand knowledge of the life, to know personalized and abilities that depend on the teaching identity. This that has its origins in the history of familiar and pertaining to school life of the professors alfabetizadors. In the memorial of the interviewed teachers it was possible to observe that in its teaching passages I professor with personal I, was so linked, that the teachers did not obtain to see as only one I, but if they saw as teacher, mother, wife, at last the social papers were intercrossed. In the narratives moments meet that had caused a certain suffering for these teachers. E one of that he was significant, also was surpassed with the aid of a feeling that folloies the teaching career "the pleasure to teach".
Keywords: memória
identidade
professores
memory
identity
professors
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: LINHARES, Elisangela Vieira. MARCAS DA MEMÓRIA TRADUZIDAS NA IDENTIDADE DOCENTE: Relatos de vida de professoras alfabetizadoras. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1872
Issue Date: 6-Jun-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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