Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1873
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A infância na lente da criança: lembranças e imagens de si
metadata.dc.creator: Amaral, Maria Terezinha do
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Garanhani, Marynelma Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo focaliza um grupo de seis crianças que estudam numa Instituição Educacional na Grande Florianópolis. Para tanto, busquei caminho teórico-metodológico que mantivesse coerência com os Estudos Culturais de Foucault e com os aspectos Semiológicos de Barthes. A problemática central do estudo é a percepção que as crianças têm da sua infância, o que elas falam sobre essa experiência a partir de narrativas, significações e interpretações das imagens de si. Desta forma, propus uma reflexão acerca da infância e da cultura de imagem, fazendo uso do dispositivo fotográfico como recurso metodológico, o qual as crianças tiraram proveito da fotografia para interagir com o seu cotidiano, tendo por base a produção livre de imagens. Com os dados e resultados da pesquisa, analisei os aspectos constitutivos da infância na ótica das crianças, tendo por base as imagens produzidas. Na tentativa de tornar os processos evidentes, foram produzidas imagens como leitura de mundo e como possibilidade das crianças significarem as suas infâncias. Nos resultados, busco evidenciar as vivências dos sujeitos participantes da pesquisa, com o dispositivo fotográfico como mecanismo de captura da realidade de suas infâncias. As imagens sobre a infância proporcionaram aos sujeitos envolvidos, a possibilidade de perceber a si mesmos, o outro e sua relação com o mundo. Dar vez e voz às crianças permitiu ouvir os sentidos colocados na imagem, ora como espectadores, ora como co-autores do processo. Neste caso, os registros e as narrativas de si, não buscam somente afirmar a própria identidade da infância, mas representa uma procura de transformação, de construção subjetiva nas experiências obre si mesma, que autoriza o diálogo constante entre as imagens e narrativas, contribuindo para novos sentidos e significados de Infância nos tempos e espaços culturais da atualidade
Abstract: This study focuses on a group of six students of an Educational Institute in Greater Florianópolis. I looked for a theoretical and methodological path that would maintain coherence with the Cultural Studies of Foucault and the Semiological Elements of Roland Barthes. The main goal of this article is to determine children s perceptions of their childhood, and what they say about this experience, based on the narratives, meanings and interpretations of the images of themselves. I therefore proposed a reflection on childhood and the culture of image, using photography as a methodological resource, through which the children interacted with their day-to-day lives, based on the free production of images. With the data and the results of the research, I analyzed the aspects that constitute childhood in the children s perspectives, based on the images produced. Seeking to make the processes evident, images were produced as a reading of the world and as an opportunity for the children to give meaning to their childhood. In the results, I seek to show the subject s experiences, through photography, as a mechanism of capturing the reality of their childhoods. The images of childhood gave the subjects an opportunity to perceive themselves, others, and their relationship with the world. Giving the children a voice and enabling them to listen to the meanings associated with the image, sometimes as spectators, sometimes as authors of the process. In this case, the records and the narratives of self do not seek only to affirm the identity of childhood, but represent a search for transformation, subjective construction in experience about themselves, that authorize the constant dialog between the images and narratives, contributing to new senses and meanings of Childhood in culture times and spaces today
Keywords: Criança
Infância
Cultura
Imagem
Subjetividade
child
childhood
culture
image
patterns
Simbolismo (Psicologia)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: AMARAL, Maria Terezinha do. A infância na lente da criança: lembranças e imagens de si. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1873
Issue Date: 22-Jun-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Terezinha do Amaral.pdf16,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.