Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaral, Maria Terezinha do-
dc.creator.IDCPF:45527113934por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626287760649594por
dc.contributor.advisor1Hostins, Regina Célia Linhares-
dc.contributor.advisor1IDCPF:38327414968por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614416302948755por
dc.contributor.referee1Garanhani, Marynelma Camargo-
dc.contributor.referee1IDCPF:61093360925por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653231710357259por
dc.contributor.referee2Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.referee2IDCPF:59929979972por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:38Z-
dc.date.available2012-11-14-
dc.date.issued2012-06-22-
dc.identifier.citationAMARAL, Maria Terezinha do. A infância na lente da criança: lembranças e imagens de si. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1873-
dc.description.resumoEste estudo focaliza um grupo de seis crianças que estudam numa Instituição Educacional na Grande Florianópolis. Para tanto, busquei caminho teórico-metodológico que mantivesse coerência com os Estudos Culturais de Foucault e com os aspectos Semiológicos de Barthes. A problemática central do estudo é a percepção que as crianças têm da sua infância, o que elas falam sobre essa experiência a partir de narrativas, significações e interpretações das imagens de si. Desta forma, propus uma reflexão acerca da infância e da cultura de imagem, fazendo uso do dispositivo fotográfico como recurso metodológico, o qual as crianças tiraram proveito da fotografia para interagir com o seu cotidiano, tendo por base a produção livre de imagens. Com os dados e resultados da pesquisa, analisei os aspectos constitutivos da infância na ótica das crianças, tendo por base as imagens produzidas. Na tentativa de tornar os processos evidentes, foram produzidas imagens como leitura de mundo e como possibilidade das crianças significarem as suas infâncias. Nos resultados, busco evidenciar as vivências dos sujeitos participantes da pesquisa, com o dispositivo fotográfico como mecanismo de captura da realidade de suas infâncias. As imagens sobre a infância proporcionaram aos sujeitos envolvidos, a possibilidade de perceber a si mesmos, o outro e sua relação com o mundo. Dar vez e voz às crianças permitiu ouvir os sentidos colocados na imagem, ora como espectadores, ora como co-autores do processo. Neste caso, os registros e as narrativas de si, não buscam somente afirmar a própria identidade da infância, mas representa uma procura de transformação, de construção subjetiva nas experiências obre si mesma, que autoriza o diálogo constante entre as imagens e narrativas, contribuindo para novos sentidos e significados de Infância nos tempos e espaços culturais da atualidadepor
dc.description.abstractThis study focuses on a group of six students of an Educational Institute in Greater Florianópolis. I looked for a theoretical and methodological path that would maintain coherence with the Cultural Studies of Foucault and the Semiological Elements of Roland Barthes. The main goal of this article is to determine children s perceptions of their childhood, and what they say about this experience, based on the narratives, meanings and interpretations of the images of themselves. I therefore proposed a reflection on childhood and the culture of image, using photography as a methodological resource, through which the children interacted with their day-to-day lives, based on the free production of images. With the data and the results of the research, I analyzed the aspects that constitute childhood in the children s perspectives, based on the images produced. Seeking to make the processes evident, images were produced as a reading of the world and as an opportunity for the children to give meaning to their childhood. In the results, I seek to show the subject s experiences, through photography, as a mechanism of capturing the reality of their childhoods. The images of childhood gave the subjects an opportunity to perceive themselves, others, and their relationship with the world. Giving the children a voice and enabling them to listen to the meanings associated with the image, sometimes as spectators, sometimes as authors of the process. In this case, the records and the narratives of self do not seek only to affirm the identity of childhood, but represent a search for transformation, subjective construction in experience about themselves, that authorize the constant dialog between the images and narratives, contributing to new senses and meanings of Childhood in culture times and spaces todayeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4003/Maria%20Terezinha%20do%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectchildeng
dc.subjectchildhoodeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectimageeng
dc.subjectpatternseng
dc.subjectSimbolismo (Psicologia)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA infância na lente da criança: lembranças e imagens de sipor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Terezinha do Amaral.pdf16,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.