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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Processos de subjetivação de professores com deficiência: experiências de inclusão
metadata.dc.creator: Meneghelli Junior, Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Políticas para Educação Básica e Superior, ao grupo de pesquisa de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação buscou analisar os processos de subjetivação de professores com deficiência, com base na discussão de suas experiências/sentidos pessoais e profissionais de inclusão social. Este fenômeno vem sendo objeto de estudos nos mais variados níveis e modalidades de ensino, contudo, na presente pesquisa, está direcionado para os docentes. A conjugação entre docência e deficiência representa significativa possibilidade de analisar a Inclusão Social desde o interior do trabalho docente, examinando as experiências exitosas, as respostas objetivas e subjetivas às práticas discriminatórias vivenciadas e às alternativas encontradas para superá-las. O estudo identificou, por meio da abordagem biográfica, como três professores com deficiência física, atuantes nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual de Santa Catarina, construíram sua trajetória de aprendizagem e experiência profissional docente, em face de suas histórias de deficiência. Os referenciais de análise fundamentaram-se nas teorizações de Foucault sobre o cuidado de si, ética e subjetivação e nas contribuições de Veiga-Neto e Larrosa. O estudo propiciou mergulhar nas concepções e vivências de inclusão e exclusão dos sujeitos entrevistados e compreender a experiência ética que fazem de si e o consequente processo político de sua formação. As experiências relatadas permitiram concluir que o cuidado de si evoca a luta incessante dos professores, no sentido de reconhecerem-se a si mesmos como sujeitos livres, em face de um constante processo de assujeitamento a que estão submetidos devido à suas deficiências e aos sentidos incapacitantes a ela atribuídos pela sociedade: família, amigos e escola
Keywords: Subjetivação
Inclusão social
Deficiência
Docência
Subjectivation
Social inclusion
Disability
Teaching Practice
Integração social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MENEGHELLI JUNIOR, Eduardo. Processos de subjetivação de professores com deficiência: experiências de inclusão. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1874
Issue Date: 9-Jul-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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