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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Curso técnico: reflexos na trajetória ocupacional de estudantes com idade igual ou superior a 40 anos
metadata.dc.creator: Montibeller, Cláudia
metadata.dc.contributor.advisor1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, André Boccasius
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas docentes e Formação Profissional e faz parte do grupo de pesquisa Educação e Trabalho do PPGE da UNIVALI. Tem como objetivo caracterizar os reflexos de cursos técnicos na trajetória ocupacional de estudantes com idade igual ou superior a 40 anos, a partir de suas percepções. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa no CEDUP Hermann Hering Blumenau. A coleta de dados ocorreu em dois momentos. No primeiro, traçou-se um perfil geral dos estudantes em que foi aplicado um questionário com 40 (quarenta) estudantes, com idade igual ou superior a 40 anos, que frequentam os Cursos Técnicos em Suporte para Informática; Segurança do Trabalho; Enfermagem; Mecânica; Contabilidade; Eletrotécnica; Edificações. Após, foram realizadas entrevistas com quatro estudantes escolhidos de acordo com a disponibilidade e levaram-se em consideração os seus perfis: com maior idade entre os que responderam o questionário e ainda cursando o Ensino Médio; um que estava prestes a se aposentar; uma aluna que nunca trabalhou fora de casa; um com maior faixa salarial estipulada na pesquisa todos os entrevistados cursam o primeiro módulo. As entrevistas foram transcritas e o tratamento de dados foi realizado por meio da análise de conteúdo. Albornoz (1998), Antunes (2004, 2007), Arruda (2002), Ciavatta & Trein (2007), Coutinho (2006, 2009), Dejours (1992, 2004), Elias (1994), Frigotto (1984, 2002), Ferretti (2002), Kuenzer (2000), Raitz (2003), Siqueira (2010) e, Tolfo & Coutinho (2007), são alguns dos autores utilizados para fundamentar o trabalho. Os resultados mostram que os CTs refletiram positivamente na trajetória ocupacional dos entrevistados e, em alguns casos, superaram as expectativas iniciais dos estudantes. O trabalho foi o motivo pelo qual alguns estudantes deixaram os estudos e também a razão do seu retorno. Os sentidos atribuídos ao trabalho e à aposentadoria não são estáticos, se misturam em diversidade, sendo que vários fatores interferem remuneração, valorização, reconhecimento, relacionamento interpessoal, conhecimento etc. Os estudantes não veem a idade como empecilho para os estudos, nem como obstáculo para projetos futuros
Abstract: This study is part of the line of research Teaching Practices and Professional Training, and of the research group Education and Work of the PPGE of UNIVALI. It aims to characterize the repercussions of the technical course in the career path of students aged 40 years and over, based on their perceptions. The research was carried out using a qualitative approach, at the CEDUP Hermann Hering Blumenau. Data were collected at two different times. In the first, the general profile of the students was gathered, through a questionnaire with forty students aged 40 or over, enrolled in Technical Courses in Information Technology Support; Safety at Work; Nursing; Mechanics; Accounting; Power Engineering; Construction technician. Four students were then interviewed, selected based on their availability, and taking into consideration their profiles; the oldest among those who responded to the questionnaire and who was still enrolled in Secondary Education; one who is about to retire; one student who had never worked outside the home; and one whose salary range was stipulated in the research all the interviewees were in the first module of the course. The interviews were transcribed, and the data were analyzed by content analysis. Albornoz (1998), Antunes (2004, 2007), Arruda (2002), Ciavatta & Trein (2007), Coutinho (2006, 2009), Dejours (1992, 2004), Elias (1994), Frigotto (1984, 2002), Ferretti (2002), Kuenzer (2000), Raitz (2003), Siqueira (2010) and, Tolfo & Coutinho (2007), are some of the authors used as the basis of the work. The results show that the Technical Courses have positive repercussions on the career paths of the interviewees, and that in some cases, they surpassed the student s expectations. Work was the reason why some students had left their studies, and also the reason for returning to them. The meanings attributed to the work and retirement are not static; they are diverse and they are influenced by various factors remuneration, valorization, recognition, interpersonal relationships, knowledge, etc. The students do not see age as a barrier to studies, nor as an obstacle to future projects
Keywords: Curso Técnico
Trajetória Ocupacional
Educação e Trabalho
Technical Course
Career Path
Education and Work
Ensino profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MONTIBELLER, Cláudia. Curso técnico: reflexos na trajetória ocupacional de estudantes com idade igual ou superior a 40 anos. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1875
Issue Date: 19-Nov-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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