Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1876
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de leitores do literário: uma experiência na Escola da Ponte
metadata.dc.creator: Pereira, Patrícia Cesário
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Taiza Mara Rauen
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação apresenta um estudo com o propósito de compreender a concepção de literatura da Escola da Ponte, em Portugal, e sua ressignificação na prática cotidiana. Por meio desta pesquisa, buscar-se-á entender como a arte, em especial, a literatura, pode contribuir para a educação estética do sujeito principalmente no ambiente escolar. Tendo em vista que a literatura é arte, faz-se necessário observar que o texto literário possui uma função estética e que seu tratamento na escola necessita respeitar essa função mediante uma escolarização adequada do texto literário. O percurso metodológico foi norteado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa (GIL, 1999), com dados produzidos a partir de observações, entrevistas e questionários realizados na escola da Ponte. As discussões que este estudo propõe estão ancoradas em um conjunto de teóricos multirreferenciais a partir da concepção da literatura fruitiva, respaldada por Eco (2010), Culler (1999), Barthes (2010), Calvino (1998), dentre outros. Os resultados apontam que as atividades com a leitura são propostas pelo Plano Nacional da leitura de Portugal (PNL), mas, ao entrar na escola, elas são adequadas ao Projeto Educativo, o qual visa promover um encontro das artes com a leitura, por meio de atividades que conduzem os alunos a perceber o livro como um objeto estético , um objeto de fruição , de apreciação . Com isso, a escola oportuniza a formação não apenas de um leitor, mas de um leitor crítico, de sentido estético que saberá escolher e interpretar suas obras também por um viés artístico
Abstract: This dissertation presents a study aimed at furthering understanding of the concept of literature of the Escola da Ponte, in Portugal, and its reframing in everyday practice. This research will attempt to understand how art, especially literature, can contribute to the aesthetic education of individuals, especially in the school environment. Given that literature is art, it is necessary to note that the literary text has an aesthetic function, and that its treatment in schools must respect this function, through an adequate teaching of the literary text. The methodological approach was guided by the premises of qualitative research (Gil, 1999), with data generated from observations, interviews and questionnaires conducted at the Escola da Ponte. The discussions proposed in this study are anchored in a set of theoretical multi-references based on a concept of literature as enjoyment, supported by Eco (2010), Culler (1999), Barthes (2010), and Calvin (1998), among others. The results indicate that reading activities are proposed by the National Reading Plan of Portugal (PNL), but, upon entering the school, they are adapted to the educational project, which seeks to promote a meeting of the arts with reading, through activities that lead students to perceive the book as an "aesthetic object"; an "object of enjoyment" of "appreciation." Thus, the school favors not only the development of a reader, but of a critical reader, with an aesthetic sense, who will also know how to select and interpret their works through an artistic bias
Keywords: Literatura
Arte
Escola da Ponte
Saber Sensível
Formação Estética
Literature
Art
Escola da Ponte
Sensitive Knowledge
Aesthetic Education
Literatura - Estética
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PEREIRA, Patrícia Cesário. Formação de leitores do literário: uma experiência na Escola da Ponte. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1876
Issue Date: 14-Sep-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Cesario Pereira Offial.pdf3,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.