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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O contexto escolar sob a ótica de crianças com histórico de repetência
metadata.dc.creator: Fischer, Gabriela Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa Políticas Para Educação Básica e Superior e discute aspectos escolares a partir dos pontos de vistas de crianças com histórico de repetência. O objetivo foi de identificar os significados do contexto escolar por meio de manifestações de crianças que vivenciaram mais de uma vez a reprovação. O referencial teórico metodológico articulou discussões no âmbito educacional sobre o fracasso escolar (Patto, 2008; Charlot, 2009 e 2000; Crahay, 2007, 2006; Dubet, 2001, 2003, 2011; Moysés, 2001; Lahire, 1997; Collares, 1995; Ribeiro, 1991;), sobre as relações entre professor e aluno (Solé, 2004, Weisz, 2006, Wallon, 1971, Vygotsky, 1989); de cunho curricular e metodológico (Vygotsky, 1984, 2007; Ferreiro, 1996, Lerner, 2001, Solé e Coll, 2004, Sampaio, 2004, Sacristán, 2000, 2007) e ainda voltados à questão avaliativa da escola (Sousa, 2010, 2003, 1996; Hadji, 2001; Luckesi, 2009). Para a realização deste trabalho, contei com a participação de oito crianças, matriculadas regularmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, que continham em seu histórico escolar pelo menos dois anos de reprovação. Os procedimentos de coleta de dados fundamentou-se em pesquisa de campo, desenvolvida por meio de duas entrevistas individuais semi-estruturadas com cada sujeito participante. O estudo permitiu observar que determinadas práticas do contexto escolar relacionadas à metodologia empregada, a postura do professor e à avaliação, produziram nas crianças da pesquisa significados negativos em torno do contexto escolar. De acordo com a óptica infantil a pesquisa pôde identificar práticas pedagógicas centradas na perspectiva reprodutivista, que prioriza a cópia, não valoriza o erro como parte inerente da aprendizagem e usa a avaliação apenas como instrumento final de aprovação/reprovação. Essas experiências no contexto escolar agregada com as reprovações, possívelmente contribuem para que os sentimentos de tristeza, medo, vergonha e inferioridade sejam cultivado no processo de escolarização, como relataram as crianças. Por outro lado, algumas significações positivas também puderam ser percebidas pelas falas das crianças repetentes. Mesmo diante desses obstáculos, os sujeitos disseram ver a escola como um espaço alegre, pois permeia interações com o aprender e o brincar, e ainda podem estabelecer vínculos positivos com os professores que lhes ofereçam segurança e a motivação nessa trajetória
Abstract: This work is linked to the line of research Public Policies For Basic and Higher Education, and discusses aspects of the school from the perspectives of children with a history of school failure. The objective is to identify the meanings of school context through the opinions of children who failed more than once to achieve the required score to progress to the next level. The theoretical framework articulated discussions about school failure (Patto, 2008; Charlot, 2009 and 2000; Crahay, 2007, 2006; Dubet, 2001, 2003, 2011, Moses, 2001; Lahire 1997, Collares, 1995; Ribeiro, 1991), the relationship between teacher and student (Solé, 2004, Weisz, 2006, Wallon, 1971, Vygotsky, 1989), curricular and methodological aspects (Vygotsky, 1984, 2007; Smith, 1996, Lerner, 2001, Solé and Coll, 2004, Sampaio, 2004, Sacristan, 2000, 2007) and the issue of school evaluation (Sousa, 2010, 2003, 1996, Hadji, 2001; Luckesi, 2009). Eight children took part in this study, who were regularly enrolled in the early grades of elementary school, and who had failed to progress to the next level for at least two years. Data collection procedures were based on field research, developed through two semi-structured individual interviews with each individual participant. The study showed that certain practices of the school context, related to methods used, teachers attitudes, and assessment, produced negative perceptions related to the school context, in the children interviewed. Based on the children s perspectives, the research was able to identify pedagogical practices focused on a perspective that prioritizes copying, does not value making mistakes as an inherent part of learning and uses evaluation merely as a tool for determining the student s final pass or failure. These experiences in the school, together with the failures, may be creating feelings of sadness, fear, shame and inferiority in the schooling process, as reported by children. On the other hand, some positive meanings were also perceived in the children s reports. Despite these obstacles, the subjects reported that they saw the school as a happy place, as it is permeates interactions with learning and playing, and can also establish positive links with teachers that offer them the security and motivation along the way
Keywords: Fracasso escolar
Contexto Escolar
Histórico de Repetência
School failure
School Context
History of Repetition
Fracasso escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FISCHER, Gabriela Maia. O contexto escolar sob a ótica de crianças com histórico de repetência. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1878
Issue Date: 13-Sep-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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