Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStryhalski, Patricia Murara-
dc.creator.IDCPF:05396368942por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373156504395623por
dc.contributor.advisor1Gesser, Verônica-
dc.contributor.advisor1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Raitz, Tania Regina-
dc.contributor.referee1IDCPF:39872580987por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728849P2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Vieira, Jarbas Santos-
dc.contributor.referee2IDCPF:30162211015por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:40Z-
dc.date.available2013-05-17-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationSTRYHALSKI, Patricia Murara. Ensino médio articulado com a educação profissional: currículo, prática docente e empregabilidade. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1879-
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior e ao grupo de pesquisa Política Públicas de Currículo e Avaliação. Teve como objetivo caracterizar como os currículos e a prática docente dos cursos técnicos do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional, ofertados por uma instituição de ensino profissional de SC, impactaram na empregabilidade dos jovens egressos desta instituição do período de 2006 a 2010. Participaram desta pesquisa 30 alunos egressos do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional e, desses 30 alunos, 8 foram selecionados para entrevista semi estruturada. Esses egressos foram questionados sobre o currículo e a prática docente do curso realizado em relação a sua empregabilidade. Para coleta de dados utilizei questionários e entrevistas e para o processo de tratamento dos dados empreguei a Análise de Conteúdo. Para o referencial teórico usei os estudos de Kuenzer, Regattieri, Mourão, Castro, Gesser e Rangheti, Cordão, Deluiz e documentos oficiais. Os resultados da pesquisa indicaram que os egressos participantes da pesquisa reconhecem que houve impacto do currículo e da prática docente dos cursos técnicos que realizaram na sua empregabilidade. A prática docente no ensino profissional pode ser considerada de forma particular, o domínio da área técnica do docente proporciona ao discente troca de experiências valiosas para a empregabilidade. Os cursos técnicos representam para o aluno uma simulação do que irá acontecer no mercado de trabalho. Nessa perspectiva o currículo do curso é relacionado às demandas do mercado, o aluno que procura o Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional já vem com a intenção de encontrar no curso, as disciplinas que tenham a lógica do mundo do trabalhopor
dc.description.abstractEducation, and the research group Public Policies on the Curriculum and Assessment. Its objective is to characterize how the curricula and teaching practices on the High School Education linked to professional Training, offered by a vocational education institution in the state of Santa Catarina, affected the employability of young former students of this institution in the period 2006 to 2010. Thirty students took part in this study, all of whom had completed the High School Education linked to professional Training. Of these, eight were selected to complete a semi-structured interview. These former students were asked about the curriculum and the teaching practice of the course and how these affected their employability. Questionnaires and interviews were used for the data collection, and the data were analyzed using content analysis. The theoretical background was based on studies by Kuenzer, Regattieri, Mourao, Castro, and Gesser Rangheti, Cord, and Deluiz, and on official documents. The results of the survey indicated that the former students surveyed acknowledged the impact of the curriculum and teaching practices of the technical courses, on their employability. Teaching practices in professional training can be considered in a particular way; mastery of the technical area by the teacher provides the student with an exchange of valuable experiences for their employability. The technical courses represent, for the student, a simulation of what will happen in the job market. Within this perspective, the course curriculum is related to the demands of the job market; the student who enrolls in high School Education linked to professional Training already expects to find, on the course, disciplines that have the logic of the world of workeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4028/Patricia%20Murara.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEmployabilityeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectFormer studentseng
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino médio articulado com a educação profissional: currículo, prática docente e empregabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Murara.pdf3,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.