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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação do potencial de aprendizagem de alunos com deficiência Intelectual
metadata.dc.creator: Machado, Rosicler Salete
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Seu objeto de estudo está direcionado para as políticas públicas de educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva, notadamente para os processos de avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados em escolas regulares, com atendimento paralelo nas Salas de Recursos Multifuncionais - SRMs. Os alunos com deficiência intelectual são os sujeitos da pesquisa, pois observou-se que nos processos de escolarização existem ainda dificuldades na identificação de suas necessidades e potencialidades de aprendizagem e no consequente planejamento das atividades de ensino, capazes de favorecer e dinamizar sua aprendizagem. Indagou-se: como avaliar o potencial de aprendizagem de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual? Como se dá seu processo de elaboração conceitual? Quais são as mediações requeridas pelo avaliador no processo de avaliação desse aluno e quais as contribuições da metodologia da Avaliação Assistida para esse processo? Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada no estudo de multicaso, com dois alunos com diagnóstico de deficiência intelectual que frequentavam a escola regular e as SRMs da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriu SC. Para tanto utilizaram-se os métodos de Avaliação Assistida e de Determinação e Formação de Conceitos Artificiais, métodos estes fundamentados nas abordagens de Vygotsky e Luria. Foram levantados os desempenhos cognitivos dos alunos avaliados, bem como a conduta reflexiva e o envolvimento destes em relação a tarefa mediante a mediação do pesquisador. Constatou-se no decorrer da investigação, o crescente entusiasmo e o refinamento da aprendizagem dos alunos durante o processo de avaliação, no qual se destaca o papel preponderante da mediação. Observou-se também que a avaliação, para além do diagnóstico, se converteu em importante instrumento de ensino-aprendizagem, relevante para o bom desempenho desses alunos, como também importante base ao professor da classe regular e da SRMs no desenvolvimento de seu planejamento e intervenção junto a esse público
Abstract: This research is linked to the research group Public Policies on the Curriculum and Assessment of the Postgraduate Program in Education at UNIVALI. Its object of study is public policies in special education, from a perspective of Inclusive Education, and in particular, the processes of assessing the learning of students with learning difficulties enrolled in regular schools, and simultaneously served by the Multifunctional Resource Rooms (SRMs). Students with learning difficulties are the subjects of the research, as it was observed that in the education processes, there are still difficulties in identifying their needs and learning potential, and in the consequent planning of teaching activities that will favor and promote learning in these students. This research asks: How is the learning potential of students diagnosed with learning difficulties evaluated? How does the process of conceptual elaboration occur? What measures are required of the evaluator in the process of assessing the student? and What contributions do the Assisted Assessment method make to this process? This research is qualitative, based on a multi-case study involving two students diagnosed with learning difficulties who attended a regular school and the SRMs of the Municipal Education Network of Balneário Camboriu in the Brazilian state of Santa Catarina. For this research, the methods of Assisted Assessment and determination and Formation of Artificial Concepts were used, based on the approaches of Vygotsky and Luria. The cognitive performances of the students assessed were investigated, as well as their reflective conduct and involvement in the task, through the mediation of the researcher. A growing enthusiasm and refinement of the students learning throughout the assessment process was noted during the investigation, with mediation playing an important role. It was also observed that the assessment, beyond the diagnosis, became an important teaching-learning tool for the good performance of these students, and also an important tool for the teacher of the regular classes and the SRMs, in the development of their planning and intervention with this public
Keywords: educação especial
inclusão escolar
avaliação
deficiência intelectual
special education
school inclusion
assessment
student with special needs
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MACHADO, Rosicler Salete. Avaliação do potencial de aprendizagem de alunos com deficiência Intelectual. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1881
Issue Date: 21-Feb-2013
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