Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1990
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As limitações impostas ao Estado Nacional contemporâneo e a emergência de uma sociedade civil global
metadata.dc.creator: Armada, Charles Alexandre Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Josemar Sidinei
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferrer, Gabriel Real
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade e trata de uma das maiores contradições do mundo contemporâneo: quanto maior o crescimento econômico e tecnológico do planeta, maiores os sinais de alerta relacionados com a necessidade de preservação do Meio Ambiente. Muitas das explicações para essa contradição estão baseadas na Globalização, processo que extrapola o econômico e atinge praticamente todos os segmentos da vida das pessoas. A partir da década de 80 o termo Globalização começou a circular nos meios acadêmicos até firmar-se como um processo considerado irreversível e necessário. Concomitantemente, o planeta passou a conviver com situações de crise também globais. Em função desse processo e de seu relacionamento com as crises globais, verifica-se que também o Estado-nação vem sofrendo impactos de diversas ordens a ponto de ver-se enfraquecido e incapacitado para o desempenho de suas responsabilidades básicas. Esta conjectura permite a identificação de possíveis sinais de transição do modelo Vestfaliano de Estado-nação para uma nova ordem jurídica mundial, respaldada na igualdade e na solidariedade. A fragilidade e incapacidade do Estado nacional para lidar com estas crises de âmbito planetário tornam-se cada vez mais evidentes. Paralelamente, percebe-se a importância na atuação global das Organizações não Governamentais (ONGs), os novos atores do cenário internacional. Estes novos atores tem utilizado de maneira eficaz as ferramentas disponibilizadas pela Globalização para atuar em substituição ou, no mínimo, em cooperação com os Estados nacionais. A linha de atuação dos novos atores do cenário internacional tem consolidado a participação emergente da Sociedade Civil Global ao ultrapassar as fronteiras dos Estados na busca de seus objetivos.
Keywords: Organizações Não Governamentais
Sociedade Civil Global
Transnacionalidade
Sustentabilidade
Globalization
Non-Governmental Organizations
Global Civil Society
Transnationality
Sustainability
Globalização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Fundamentos do Direito Positivo
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciência Jurídica
Citation: ARMADA, Charles Alexandre Souza. As limitações impostas ao Estado Nacional contemporâneo e a emergência de uma sociedade civil global. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Fundamentos do Direito Positivo) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1990
Issue Date: 29-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Charles Alexandre Souza Armada2013.pdf590,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.