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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Universidade Comunitária frente aos desafios de uma educação para a sustentabilidade ambiental
metadata.dc.creator: Butzke, Niladir
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Paulo de Tarso
metadata.dc.contributor.referee1: Pasold, Cesar Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Paulo Márcio da
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objeto a análise sobre as Universidades e os Centros Universitários Comunitários frente aos desafios de uma educação para a Sustentabilidade. Sabe-se que a legislação classifica as instituições de Ensino Superior em públicas e privadas. Entretanto, diante do novo contexto das diferentes iniciativas na área da Educação, a simples e tradicional distinção entre pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, já não dá mais conta de classificar e explicar o que acontece, em termos de iniciativas no espaço da organização e do funcionamento da Educação brasileira. Desta forma, objetivando encontrar respostas à questões como, qual o sentido e a dinâmica que essa natureza dá ao processo de construção de uma Universidade e Centro Universitário Comunitários, possui-se também o escopo de procurar identificar quais são as principais características que constituem estas Universidades e Centros Universitários, bem como buscar definir qual a sua natureza jurídica de acordo com a doutrina jurídica vigente. O principal aspecto abordado é a educação para o desenvolvimento sustentável e o compromisso da IES comunitária com a Educação, em função de seu comprometimento com a região da qual deriva, transcendendo a inserção física nos espaços de atuação, articulando-se com os interesses do entorno comunitário, em um processo de parceria com o Estado e a comunidade local buscar alternativas através da educação que permita o atendimento das necessidades locais e regionais de forma sustentável, para contextualizar os desafios de uma educação para além dos conteúdos de uma disciplina ou de um Projeto de Curso, uma provocação para o Estado e a Sociedade, que só pode ser resolvido com mudanças de comportamento da Sociedade e, a Sociedade só muda e se transforma a partir da Educação. Este processo de transformação precisa da participação e do compromisso das Universidades e Centros Universitários Comunitários com o desenvolvimento sustentável. A presente Dissertação está inserida na Linha de Pesquisa Constitucionalismo e Produção do Direito
Abstract: The main goal of this work is to analyze the challenges faced by Community Universities looking for education for sustainability. It is known that the Brazilian legislation classifies higher education institutions as either public or private. However, in view of the new context of different initiatives in the area of education, especially higher education, the traditional distinction between individuals and legal entities of public law and private law no longer classifies or explains what happens within the organization, in terms of initiatives, or the functioning of Brazilian education. Thus, seeking to answer questions such as what are the meaning and dynamics that this nature gives to the process of building a Communitarian University or College? ; it also identifies the main features that characterize these institutions, and defines their nature according to the current legislation. The main question discussed is education for sustainable development and the commitment of HEIs to Community Education, based on their commitment to the region they serve, transcending their physical insertion in the spaces where they act, articulating with the interests of the surrounding community in a process of partnership with the state and local community to seek alternatives through education will meet the needs of local and regional sustainability. Moreover, it is important to contextualize the challenges of an education beyond the content of a subject, course syllabus or course plan. There is a challenge to the state and to society, that can only be resolved through changes in behavior of Society, while Society can only be changed and transformed through Education. This transformation process requires the participation and commitment of Communitarian Universities to sustainable development. This dissertation is part of the Line of Research Constitutionalism and the Production of Law
Keywords: Universidade
Universidades e Centros Universitários Comunitários
Educação Superior
Ensino Superior
Sustentabilidade
Communitarian University
College
Higher Education
Sustainability
Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Fundamentos do Direito Positivo
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciência Jurídica
Citation: BUTZKE, Niladir. A Universidade Comunitária frente aos desafios de uma educação para a sustentabilidade ambiental. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Fundamentos do Direito Positivo) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2176
Issue Date: 11-Dec-2012
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado Ciência Jurídica

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