Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2185
metadata.dc.type: Tese
Title: Relação entre Competências Empreendedoras, Comprometimento Organizacional, Comportamento Intraempreendedor e Desempenho em Universidades
Other Titles: Relationship between Entrepreneural Competence, Organizational Engagement, Intraentrepreneurial Behavior, and Performance in Universities
metadata.dc.creator: Lizote, Suzete Antonieta
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Hilka Vier
metadata.dc.description.resumo: A evolução e disseminação da cultura empreendedora e as mudanças no contexto empresarial e social tem modificado o papel que o indivíduo desempenha na organização. As competências como exigidas antes não são mais suficientes. Hoje é de interesse que os funcionários apresentem conduta intraempreendedora, isto é, que sejam inovadores, comprometidos, criativos e ousados. Em vista disto, o objetivo geral desta tese foi analisar o relacionamento entre competências empreendedoras, comprometimento organizacional e comportamento intraempreendedor entre si e com o desempenho dos cursos em instituições de ensino superior. Para tanto, empregou-se a modelagem de equações estruturais como método analítico. Ou seja, o estudo teve abordagem quantitativa, realizando-se uma survey com questionário de autopreenchimento, com os gestores de níveis intermediários de cinco universidades integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A mensuração das competências foi feita com base no modelo de Cooley (1990, 1991), do comprometimento segundo Meyer e Allen (1991) e a conduta intraempreendedora seguindo a proposta de Moriano et al. (2009) acrescida da dimensão proatividade. Os valores de desempenho, quantificados pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), se levantaram junto ao Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados mostraram que o comportamento intraempreendedor se relaciona positiva e significativamente com o desempenho. A dimensão da competência visão empreendedora e o comprometimento afetivo não se associaram diretamente com relevância a ele, devido à ação mediadora do comportamento. Quando este constructo é desagregado em suas dimensões, somente a assunção de risco exibe vínculo significante com o CPC. Os achados desta pesquisa oferecem subsídios para a gestão universitária, uma vez que são os gestores de nível intermediário, os coordenadores de curso de graduação, o elo que vincula as diretrizes institucionais com a execução
Abstract: The evolution and dissemination of the entrepreneurial culture, and changes in the business and social contexts, have altered the role of individuals within organizations. The competencies that were required in the past are no longer sufficient. Today, employees are required to display intraentrepreneurial behavior, i.e., they must be innovative, engaged, creative and bold. Based on this scenario, the overall aim of this thesis is to analyze the relationship between entrepreneurial competencies, organizational engagement and intra-entrepreneurial behavior, and between these and the performance of business programs in higher education institutions. For this purpose, modeling of structural equations was used as an analytical method. Thus, the study used a quantitative approach, through a survey with a self-administered questionnaire that was sent to middle managers of five universities belonging to the Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Santa Catarina Association of Educational Foundations) - ACAFE. Competencies were measured based on the Cooley model (1990, 1991); engagement was measured according to Meyer and Allen (1991); and intra-entrepreneurial conduct was determined following the proposal of Moriano et al. (2009), with the inclusion of the dimension proactiveness. The values for performance were quantified using the Conceito Preliminar de Curso (Course preliminary concept) CPC, of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research) - INEP. The results showed that intraentrepreneurial behavior has a positive and significant relationship with performance. The dimension of the competence entrepreneurial vision, and affective engagement did not show a significant relationship with performance, due to the mediating action of the behavior. When this construct is broken down into its various dimensions, only risk-taking behavior shows a significant relationship with CPC. The findings of this study provide support for university management, since middle managers - coordinators of undergraduate programs - act as a link in the implementation of the institutional guidelines.
Keywords: Empreendedorismo corporativo
Comprometimento organizacional
Competências empreendedoras
Desempenho
Corporate entrepreneurism
Organizational engagement
Entrepreneurial competencies
Performance
Empreendimentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Administração e Turismo
Citation: LIZOTE, Suzete Antonieta. Relationship between Entrepreneural Competence, Organizational Engagement, Intraentrepreneurial Behavior, and Performance in Universities. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2185
Issue Date: 11-Jul-2013
Appears in Collections:Teses - Doutorado em Administração e Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suzete Antonieta Lizote.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.