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metadata.dc.type: Tese
Title: Antecedentes da cocriação de valor: um estudo no setor de serviços
metadata.dc.creator: Miura, Marcio Nakayama
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Floriani, Dinorá Eliete
metadata.dc.contributor.referee2: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee3: Bulgacov, Sergio
metadata.dc.description.resumo: O tema cocriação de valor é um assunto que nos últimos anos tem aparecido nas agendas de pesquisa e como sugestão de investigação nos artigos e periódicos da área de marketing em especial com foco nos serviços. Este trabalho de tese teve por objetivo analisar a influência dos antecedentes da cocriação de valor para consumidores de serviços odontológicos brasileiros. Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva e do tipo survey. O instrumento de coleta e os construtos passaram pelos testes de validade de face, de construto e nomológica e a partir de uma amostragem de 313 respondentes foram realizadas as análises fatoriais exploratória e confirmatória. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais as relações entre os construtos qualidade de serviços, satisfação, lealdade e cocriação de valor foram calculadas. Após o teste de hipóteses, confirmaram-se todas as proposições. A percepção da qualidade de serviços pelos consumidores na área de serviços odontológicos possui relação significante e positiva com a satisfação, com a lealdade e com a cocriação de valor. A satisfação e a lealdade mostraram uma associação significante e positiva com a cocriação de valor. A satisfação, bem como a lealdade, mediaram positivamente a cocriação de valor na sua associação direta com a qualidade de serviços. O embasamento no Modelo DART de Prahalad e Ramaswamy mostrou-se satisfatório e as análises não eliminaram nenhum dos indicadores. Os resultados desse trabalho demonstraram a importância das pesquisas na área de serviços, da participação do consumidor no processo de cocriação de valor e da influência que os construtos qualidade de serviços, satisfação e lealdade, exercem de forma significativa neste processo. Indicam ainda, novas perspectivas para o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a cocriação de valor e o comportamento do consumidor.
Abstract: Value co-creation is a subject that has featured in research agendas in recent years, and as a suggestion for research in marketing articles and journals that focus on services. This thesis analyzes the influence of the background of value co-creation on consumers of dental services in Brazil. This research is characterized as descriptive, of the survey type. The collection tool and the constructs passed tests of face, construct and nomological validity, and based on a sample of 313 respondents, exploratory and confirmatory factor analyses were performed. By a process of structural equation modeling, the relationship between the constructs of service quality, satisfaction, loyalty and value co-creation were calculated. After testing the hypotheses, all the propositions were confirmed. The perception of service quality by consumers in the area of dental services has a significant and positive relationship with satisfaction, loyalty and value co-creation. Satisfaction and loyalty showed a positive association with value co-creation. Satisfaction and loyalty positively mediated value co-creation in its direct association with the quality of services. Grounding in the DART model of Prahalad and Ramaswamy was satisfactory, and the analyses did not eliminate any of indicators. The results of the study demonstrated the importance of research in the area of services, the consumers participation in the process of value co-creation, and the significant influence of the constructs of service quality, satisfaction and loyalty in this process. New perspectives are also indicated for the development of future research on value co-creation and consumer behavior.
Keywords: Cocriação de valor
Qualidade
Lealdade
Satisfação
Comportamento do consumidor
Value co-creation
Quality
Loyalty
Satisfaction
Consumer behavior
Comportamento do consumidor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Administração e Turismo
Citation: MIURA, Marcio Nakayama. Antecedentes da cocriação de valor: um estudo no setor de serviços. 2013. 171 f. Tese (Doutorado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2186
Issue Date: 16-May-2013
Appears in Collections:Teses - Doutorado em Administração e Turismo

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