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metadata.dc.type: Tese
Title: Casos multiformatos em administração: análise da influência dos estilos e ambientes de aprendizagem
metadata.dc.creator: Dalfovo, Michael Samir
metadata.dc.contributor.advisor1: Alberton, Anete
metadata.dc.contributor.referee1: Marinho, Sidnei Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Anielson Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: As estratégias de ensino quando centradas no aluno devem priorizar o seu estilo de aprendizagem. Existem diversos modelos de estilos de aprendizagem. O estilo de aprendizagem experiencial de Kolb (1984) enfoca a reflexão na ação durante as atividades pedagógicas. O estilo de Fleming e Mills (1992) caracteriza estilos conforme a preferência pelo formato e processamento das informações recebidas pelos alunos. Os estilos de aprendizagem são norteadores para utilização de estratégias de ensino. As metodologias ativas como aprendizagem baseada em problemas, simulações, jogos e método do caso tem sido importantes para o ensino de administração (MARION; MARION, 2006). Quanto ao método do caso, existem fatores facilitadores que justificam a sua utilização (MILES; BIGGS; SCHUBERT, 1986, JENNINGS, 1996; CHANG et al, 2003). Com o advento da internet a metodologia de casos para o ensino, com origem em Harvard, vem sendo aplicada em novos formatos: virtual e multimídia (ORNGREEN, 2002; GILL, 2011); e a avaliação da qualidade do ambiente virtual demonstra ser importante para garantir a satisfação do aluno e sua participação ativa no aprendizado (DELONE; MCLEAN, 1992). O objetivo deste trabalho é analisar o uso do método do caso nos formatos tradicional, virtual e multimídia e a influência dos estilos de aprendizagem e das dimensões da qualidade em ambientes virtuais. Foi construído um modelo teórico e, posteriormente, testado a partir de doze hipóteses com a aplicação do método do caso nos formatos tradicional, virtual e multimídia. A pesquisa se caracteriza como explanatória, ao identificar as relações de causa e efeito nos fatores facilitadores do método do caso nos distintos formatos. Foram escolhidos para aplicação três casos publicados em periódicos Qualis A1, os quais foram transformados em formato multimídia. A aplicação ocorreu em três instituições de ensino superior contando com a participação de 266 alunos do curso de graduação em Administração. Foram selecionadas turmas de diversas fases em disciplinas que continham em sua ementa algum conteúdo de cunho mercadológico, foco dos casos escolhidos. Questionários sobre estilos de aprendizagem (KOLB e VARK) fatores facilitadores do método do caso e qualidade do ambiente virtual foram aplicados em cada turma. Na análise dos dados fez-se uso de estatísticas descritivas e multivariadas, com técnicas de: correspondência múltipla, fatorial, regressão e modelagem de equações estruturais. Foram aplicados dois Focus-groups com alunos selecionados por julgamento pelo pesquisador, conforme o estilo de aprendizagem e desempenho obtido durante as aplicações do método do caso. Como resultados percebe-se que os estilos de aprendizagem estão presentes e possuem relação de independência entre os modelos KOLB e VARK. O conteúdo do caso, a frequência de aplicação, os estilos de aprendizagem influenciam principalmente o fator realismo organizacional. A qualidade do ambiente virtual tem influência nos fatores facilitadores do método do caso nos formatos virtual e multimídia. Esse trabalho contribuiu para reflexão do ensino de administração no Brasil trazendo uma nova possibilidade do uso de casos para o ensino, adequados a novos contextos tecnológicos.
Abstract: Learning strategies, when centered on the student, should prioritize their learning style. There are various models of learning styles. The experiential learning style of Kolb (1984) focuses the reflection on action during the teaching activities. The style of Fleming and Mills (1992) characterize styles according to the preference for format and processing of the information received by the student. The learning styles are guided by the use of teaching strategies. Active methods such as problem-based learning, simulations, games and the case study method have been important for the teaching of business administration (MARION; MARION, 2006). In relation to the case study method, there are facilitating factors that justify its use (MILES; BIGGS; SCHUBERT, 1986, JENNINGS, 1996; CHANG et al, 2003). With the advent of the Internet, the case study method for teaching, which originated in Harvard, has been applied in new formats: virtual and multimedia (ORNGREEN, 2002; GILL. 2011); and the evaluation of the quality of the virtual environments has proven to be important for guaranteeing the satisfaction of students, and their active participation in the learning (DELONE; MCLEAN, 1992). The objective of this work is to analyze the use of the case study method in the traditional, virtual and multimedia formats, and the influence of learning styles and the dimensions of quality in virtual environments. A theoretical model was constructed and then tested, based on twelve hypotheses with the application of the case study method in the traditional, virtual and multimedia formats. The research is characterized as explanatory, as it identifies relationships of cause and effect in the facilitating factors of the case study method, in the different formats. Three cases published in Qualis A1 journals were selected, and transformed into multimedia format. The application occurred in three higher education institutions, with the participation of 266 students of the graduation course in Business Administration. Groups in various phases were selected, in disciplines that contained, in their course outlines, some marketing content, the focus of the cases selected. Questionnaires about learning styles (KOLB and VARK) facilitating factors of the case study method, and quality of the virtual environment, were applied to each group. In the data analysis, descriptive and multivariate statistics were used, with techniques of: multiple correspondence, factorial, regression and modeling of structural equations. Two Focus groups were applied to students selected by the researcher, according to learning style and performance obtained during the applications of the case study method. In terms of results, it was observed that the learning styles are present, and have a relationship of independence between the KOLB and VARK models. The case content, frequency of application, and learning styles mainly influence the factor organizational realism. The quality of the virtual environment has an influence on the facilitating factors of the case study method in the virtual and multimedia formats. This work contributed to reflection on teaching of business administration in Brazil, bringing a new possibility for the use of cases studies for teaching, that are appropriate for the new technological contexts.
Keywords: Método do caso para ensino
Ambientes Virtuais
Estilos de Aprendizagem
Case study method for teaching
Virtual Environments
Learning Styles
Aprendizagem experimental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Administração e Turismo
Citation: DALFOVO, Michael Samir. Casos multiformatos em administração: análise da influência dos estilos e ambientes de aprendizagem. 2013. 215 f. Tese (Doutorado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2188
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:Teses - Doutorado em Administração e Turismo

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