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metadata.dc.type: Tese
Title: A mobilidade turística no processo de planejamento da logística de transportes de Santa Catarina
metadata.dc.creator: França Júnior, Romualdo Theophanes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee2: Rejowski, Mirian
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Pesquisar sobre turismo trata-se de desencadear um processo de conhecimento multifacetado e de diferentes abordagens, diante de sua reconhecida importância no desenvolvimento econômico e social dos lugares, notadamente no domínio dos serviços, emprego e renda. Pesquisar sobre mobilidade trata-se de entender uma realidade complexa e diversificada, cunhada pelo desenvolvimento econômico que permitiu significativa melhoria no rendimento financeiro das pessoas. Enquanto fenômenos que se verificam pela existência do deslocamento humano, evidenciam-se como temas de grande transversalidade disciplinar, como também de forte inter-relação vinculada ao sistema de transportes. A visitação aos atrativos turísticos pode ser mais, ou menos, interessante dependendo do tempo que o turista perde na mobilidade interna do território turístico. Receber bem o turista é o desafio de qualquer destino, principalmente quando se deseja que a experiência não termine em uma única visita a um único atrativo do território, mas possibilite em uma única viagem a visita aos vários atrativos existentes e que continue com o passar dos anos. Eis um dos atuais desafios dos estudos em turismo, a mobilidade. O turista precisa conseguir se movimentar com facilidade, aos moldes da facilidade com que a população residente precisa se movimentar para consecução das suas atividades cotidianas, o que requer do poder público o planejamento e gestão do território turístico em seus aspectos ligados a logística de transportes, calcados em forte base de conhecimentos científicos. Mergulhando nas profundezas de tais constructos, a presente tese adota como território turístico o litoral norte de Santa Catarina para reter a realidade significativa da vida e apresentar uma perspectiva coerente com a atualidade, que se evidenciou no modal de transporte rodoviário. Para tanto, serve-se da identificação dos subsistemas de fixos e fluxos, em processo sistêmico, para gerar os vínculos de compreensão das dinâmicas territoriais, e projetar a avaliação da capacidade de mobilidade turística por intermédio do nível de serviço da engenharia de tráfego. O modelo empreendido permitiu atingir na plenitude o objetivo geral desta tese, propondo uma matriz de fundamentos para inserção da mobilidade turística no processo de planejamento da logística de transportes de Santa Catarina, de forma flexível e diligente que possibilita a aplicação em outros territórios turísticos, ajustando-se às particularidades
Abstract: Tourism research involves unleashing a process of multifaceted knowledge and different approaches, in view of the recognized importance of tourism in the economic and social development of destinations, particularly in the areas of services, employment and income. Research on mobility involves an attempt to understand a complex and diverse reality, marked by economic development that has enabled a significant improvement in people s financial personal income. As phenomena that arise from the existence of human displacement, they are topics of major disciplinary transversality, as well as being strongly interrelated with the transport system. Visitation to tourist attractions may be more, or less interesting, depending on how long the tourist has to spend moving around the tourism area. Receiving the tourist well is a challenge for facing any destination, particularly when the experience does not end in a single visit to a single tourism attraction, but enables visits to various attractions within the region, and continues over the years. Hence one of the current challenges in tourism studies: mobility. The tourist needs to be able to move around with ease, just as the resident population needs to move around to perform its daily activities. This requires planning and management of the tourism region by the government in aspects related to transport logistics, grounded on a strong base of scientific knowledge. Delving more deeply into these constructs, this thesis adopts the north coast of Santa Catarina as a tourist region, as it retains significant reality of life and presents a coherent perspective with the present day, which is evident in the road transport network. To this end, it uses the identification of the subsystems of spatial fixes and spatial flows in a systemic process, to generate the bonds of understanding of the territorial dynamics, and project an evaluation of the capacity of tourist mobility through the level of traffic engineering service. The model used enabled the goal of this thesis to be investigated in depth, proposing a range of reasons for the insertion of tourist mobility in the planning process of transport logistics in Santa Catarina in a flexible and diligent manner that enables it to be applied to other tourist areas, adjusting it to suit their peculiarities
Keywords: Turismo
Mobilidade Turística
Logística de Transportes
Planejamento Público
Tourism
Tourist mobility
Transportation Logistics
Public Planning
Logística empresarial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Administração e Turismo
Citation: FRANÇA JÚNIOR, Romualdo Theophanes de. A mobilidade turística no processo de planejamento da logística de transportes de Santa Catarina. 2014. 254 f. Tese (Doutorado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2189
Issue Date: 25-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

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