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metadata.dc.type: Tese
Title: Educação superior em turismo no Brasil: análise dos cursos no contexto conteporâneo e a oferta tecnológica nos Institutos Federais no Nordeste
metadata.dc.creator: Mota, Keila Cristina Nicolau
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Rejowski, Mirian
metadata.dc.description.resumo: O contexto da sociedade pós-industrial é de grandes mudanças, exigindo mais qualificação e provocando o aumento da quantidade e da qualidade da oferta de cursos superiores em turismo e áreas afins no Brasil. Esta tese teve como objetivo analisar os cursos superiores de turismo ofertados no Nordeste Brasileiro pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, considerando o contexto da educação superior brasileira. Buscou também, entre outros objetivos específicos, mapear a oferta de cursos superiores na área de turismo no Brasil; identificar a oferta de cursos superiores de tecnologia em turismo nos Institutos Federais (IF) no Nordeste Brasileiro, analisando a sua concepção; estudar o caso do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e suas alterações; estabelecer as principais semelhanças e diferenças entre um curso superior de bacharelado e um curso superior de tecnologia em turismo e áreas afins. A pesquisa tratou de temas relevantes nessa área, com abordagem sistêmica. Caracterizado como descritivo-explicativo do objeto, segundo seus objetivos, o trabalho envolveu pesquisas do tipo bibliográfica, documental e de campo. No campo realizou-se pesquisa com os Institutos Federais do nordeste, pesquisando e analisando aspectos do projeto pedagógico e organização curricular, objetivos do curso e perfil profissiográfico do egresso, comunicação, relacionamento e qualidade dos cursos de turismo e áreas afins por eles ofertados. Na análise, os resultados foram comparados com uma pesquisa anterior realizada com os cursos superiores de bacharelado em turismo e hotelaria no nordeste. Também foi realizado um estudo de caso do IFCE, onde se apresentam resultados de entrevistas com gestores e pesquisas com professores e alunos sobre as mudanças decorrentes das exigências contextuais da contemporaneidade. Foram identificados mais de mil cursos superiores de turismo e áreas afins em oferta no Brasil, em 2010, dos quais 251 são ofertados no nordeste e apenas 20 deles são ofertados pelos IF. Os cursos elaboram seus projetos baseado nos parâmetros do MEC (92,30%), não consideram a política de qualificação do estado onde se inserem, ofertam três línguas estrangeiras e objetivam formar principalmente para o planejamento e a elaboração de projetos, diferenciando-se dos bacharelados pelo aspecto mais prático e operacional do curso e não focando para a pesquisa. O IFCE demonstrou estar em consonância com os novos contextos e passa por grandes mudanças estruturais e pedagógicas, inclusive no curso de turismo que pretende mudar de tecnológico para bacharelado, por problemas de reconhecimento da sociedade do que seja um curso tecnológico em turismo. A pesquisa pretendeu ser um instrumento que promova discussão sobre o tema, podendo subsidiar estudos acadêmicos e ações práticas de gestores educacionais e políticos do Brasil, principalmente no Nordeste
Abstract: The great changes affecting post-industrial society have created a demand for an increasingly qualified workforce and led to an increase in the number and quality of college courses in tourism and related areas in Brazil. The main objective of this thesis was to survey the college courses in tourism offered in Northeastern Brazil by the Federal Institute of Education, Science and Technology (IF). The secondary objectives included mapping college courses in tourism offered by institutions throughout Brazil, identifying and analyzing the conception of the technical courses in tourism offered by IF schools in Northeastern Brazil, studying the development of the IF in Ceará (IFCE), and determining the main similarities and differences between baccalaureate courses and technical courses in tourism. Relevant themes were analyzed with a systemic approach. Descriptive and exploratory, the study was based on a review of the literature, related documents and field data. The field work included a survey of IF schools in Northeastern Brazil with regard to pedagogic project, curricular organization, learning objectives, occupational profile of graduates, quality, communication and relations with the business sector. The findings were compared to results from earlier studies on college courses in tourism and the hospitality industry in Northeastern Brazil. The case study of IFCE was based on interviews with managers, teachers and students regarding the changes imposed by the new context of post-industrial society. More than one thousand college courses in tourism and related areas were identified in 2010, of which 251 were located in the Northeast while only 20 were offered by IF schools. Most courses (92.30%) were structured according to the guidelines of the Ministry of Education. None took into account local qualification policies. All courses offered courses in three foreign languages and, unlike conventional bachelor s courses, focused on practical and operational aspects such as project planning and execution, rather than research. IFCE was found to be up-to-date with the new context and is currently undergoing extensive structural and pedagogic changes. Changes include the course in tourism which is transitioning from technical to baccalaureate due to lack of recognition from society. The study is intended to promote discussion on the subject and to subsidize academic and practical activities by political and educational managers in Brazil, especially in the Northeastern region
Keywords: turismo
educação tecnológica
institutos federais
nordeste brasileiro
cursos de graduação
technological education
higher education in tourism
federal institute
northeastern Brazil
undergraduate courses
Turismo - Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Administração e Turismo
Citation: MOTA, Keila Cristina Nicolau. Educação superior em turismo no Brasil: análise dos cursos no contexto conteporâneo e a oferta tecnológica nos Institutos Federais no Nordeste. 2011. 264 f. Tese (Doutorado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2192
Issue Date: 1-Jan-2011
Appears in Collections:Teses - Doutorado em Administração e Turismo

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