Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2255
metadata.dc.type: Tese
Title: O movimento da formação continuada em educação ambiental: experiências vividas
metadata.dc.creator: Orsi, Raquel Fabiane Mafra
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cássia
metadata.dc.contributor.referee2: Schmidt, Elisabeth Brandão
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Mauro
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de doutorado foi desenvolvida junto ao Programa de Pósgraduação em Educação - Stricto Sensu, da Universidade do Vale do Itajaí, na linha de pesquisa de Práticas Docentes e pertencente ao Grupo de Pesquisa: Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS). A tese inicia pelo relato da experiência vivida pela pesquisadora, utilizando, como suporte, a fenomenologia em Merleau- Ponty e a simbologia dos quatro elementos - terra, água, fogo e ar - com base nos encontro com a formação continuada em Educação Ambiental (EA) e a experiência vivida como responsável pelas formações em EA, na Gerência de Educação (GERED). O procedimento conduziu à reflexão das ações, a partir das formações organizadas, com o objetivo de compreender os processos formativos de educadores ambientais, a partir da análise das formações da GERED- Itajaí, no período de 2010 a 2012. Para isso, recorre à pesquisa qualitativa, com base nos estudos das experiências vividas pelos nove professores (as) educadores (as) ambientais participantes (cognominados pedras preciosas) e da própria experiência, com relação à formação continuada em EA. Dessa forma, o movimento da pesquisa foi explicitado, se estruturando ao longo das narrativas contadas pelas pedras preciosas, nas entrevistas reflexivas, integrando a pesquisadora no movimento de ser também pesquisada. Com a troca de experiências mediadas pelo diálogo de saberes sobre os elementos presentes na constituição de Ser um professor educador ambiental foram expressos, neste contexto, os relatos de sentimentos, de pertencimento e do exercício constante de reflexão sobre a própria práxis, fortalecidos por uma fundamentação filosófica, teórica e metodológica da EA. Como síntese do percurso da pesquisa, apresenta a metáfora da mandala sobre os elementos constituintes de um processo de formação continuada de EA, na sua centralidade, cujos fundamentos dialogam com o aprendizado dos conhecimentos, saberes, valores e experiências resultantes entre a pesquisadora e as pedras preciosas. Ela expressa um movimento circular, uma dança de ritmos e cores, na qual que cada pétala faz parte de um todo que se complementa, de maneira que a formação possibilite uma oportunidade de agir e refletir no contexto vivido, mediado pelo diálogo, a fim de realizar práticas educativas que considerem a problemática socioambiental, os sentidos, as percepções e as causas desses problemas com o objetivo de, coletivamente, buscar alternativas para amenizá-los. Com o movimento desta pesquisa, nasce a tese de que, para criar uma formação continuada em Educação Ambiental, é necessário que se promovam os tempos e os espaços do aprender, do sentir, do experienciar e do registrar os processos vividos pelo educador (a), no aqui e agora, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos que dimensionam as práticas pedagógicas em EA, para estabelecer uma conexão entre nossos discursos e nossa práxis como educadores
Abstract: This doctorate research was developed as part of the Postgraduate Programme in Education of the Universidade do Vale do Itajaí, in the area of Teaching Practice Research, within the GEEAS Study Group (Education, Environmental Studies and Society). The dissertation begins with report o using as support the phenomenology according of Merleau-Ponty and the symbology of the four basic elements earth, air, fire and water Environmental Education (EE) and the living experience as the person in charge of EE, in GERED (Management of Education in Itajaí Brazil). The process led to reflection on the actions, based on the training carried out, with the aim of understanding the training processes of environmental educators, based on the analysis of the GERED Itajaí from 2010 to 2012. Qualitative analysis was used, based own experience of continuing education in EE. Thus, the research was structured through the narratives of the educators in reflexive interviews, turning the researcher into her own object of research. Through the exchange of experiences mediated by the dialectics of knowledge of the elements present in the constitution of being an environmental educator, the reports of feelings of belonging and of ongoing reflection on self-practice were also expressed in this context, strengthened by a philosophical, theoretical and methodological underpinning of EE. As a summary of this research, it presents the metaphor of a mandala of the elements that constitute a process of continuing education in EE, in its centrality, the bases of which are exchanged through the learning of knowledge, wisdom, values and experiences resulting from movement, a dance of rhythms and colors, in which each petal belongs to a unity that is complemented, so that the formation enables an opportunity to act and reflect on the context experienced, mediated by dialog, aimed at carrying out teaching practices that consider the socio-environmental issues, meanings, perceptions and causes of these issues, in order to collectively seek alternatives to mitigate them. With the movement of this research, the theory emerges that to create a create continuing education in Environmental Education, it is necessary to promote times and spaces to learn, to feel, to experience and to register the processes experienced by the educator, through the here and now, based on the philosophical, theoretical and methodological ideas that form the basis of the educational practices in EE, seeking to establish a connection between our discourses and our praxis as educators
Keywords: Experiência vivida, Educação Ambiental, Formação continuada, Professores Educadores Ambientais
metadata.dc.subject.cnpq: EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade do Vale do Itajai
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação em Educação – PPGE
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Educação
Citation: Orsi, Raquel Fabiane Mafra. O movimento da formação continuada em educação ambiental: experiências vividas. 2016. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2255
Issue Date: 9-Aug-2016
Appears in Collections:Teses - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Fabiane Mafra Orsi2016.pdfArquivo completo da tese11,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.